"Quem me dera ser criança e saber o que sei hoje" é uma frase que ouvimos inúmeras vezes.
Mas eu, maluca que sou, queria exatamente o contrário.
A idade não me incomoda, e do que aprendi de criança até agora, muitas foram as coisas que melhor seria se as não tivesse aprendido.
E, para não ser maçadora e ir buscar pensamentos muito profundos, darei apenas alguns exemplos de coisinhas simples que não me fazia falta nenhuma ter aprendido.
As maçãs, por exemplo, depois de uma (pseudo)formação em agricultura (supostamente)biológica, descobri que uma simples maçã, até chegar à nossa boca, passa por tanta porcaria, que nunca mais (NUNCA MAIS) comi uma maçã comprada. Como das minhas, quando as tenho, que essas sim, são biológicas.
Pois não é, que o fruto do pecado de Eva, leva químicos para florir, para não florir, para cair a flor, para crescer, para deixar de crescer, para amadurecer, para parar de amadurecer e até para ser conservada no frio, ainda tem a companhia de um gás que a deixa, vá lá, mais viçosa durante mais tempo.
Já para não falar do que lhes põem para combater todo o tipo de pragas, comuns e frequentes durante todo o processo .
Então não era bem melhor eu não ter aprendido isto? Comia-as, lambuzava-me e sabiam-me a pato.
E isto vale para todas as frutas e legumes, lindos, verdinhos e viçosos que berram por nós nas prateleiras dos supermercados.
E os ovos? Vi há tempos uma reportagem sobre galinhas poedeiras, tão chocante, mas tão chocante, que nunca mais comi um ovinho com gosto, a não ser os que vou comprando por aqui à vizinhança.
Não era melhor que eu não tivesse aprendido isto? Nunca mais uma gemada me soube bem....
E o pão? Meu rico pão, que segundo tenho vindo a aprender, é feito a partir de cereais geneticamente modificados e a que são adicionados "melhorantes" ao montes.
Quem me dera não saber isto!
Com o leite, passa-se exatamente a mesma coisa. Conta-me quem sabe, que o melhor é eu nem saber tudo o que ele leva até me chegar ao copo.
Até umas simples bolachas, parece que estão pejadas de conservantes.
O açucar, diz que leva tanta volta até ficar assim branquinho, que se torna um veneno.
Então, o que é que eu, esganada minimamente informada, pode comer com gosto e lamber os beiços?
Sem comentários:
Enviar um comentário