segunda-feira, 10 de julho de 2017

Porque viajar não é só "ir pra fora"

É conhecer, sentir os cheiros, as cores, os sabores, as gentes que temos aqui perto. Sabermos porquê aquele prato confecionado assim, aquele modo de cultivar isto ou aquilo, aquele traje, aquele hábito. Porque motivo foi construída aquela pequena ermida, aquela ponte, aquele castelo. As lendas, as historias. De que modo sobrevivem, porque têm esta ou aquela profissão, porque insistem em ficar quando tantos já saíram. Porque tantos voltam depois de terem saído. Porque tantos de tão longe chegam e ficam. Porque cada cidade, vila ou aldeia é especial e vale a pena ser visitada.
Começou no domingo à noite a ser transmitida na RTP a eleição das SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL-ALDEIAS.
Para quem ainda não gosta de viajar cá dentro, é um belíssimo incentivo. Para quem, como eu, já deu umas boas voltas por Portugal inteiro, é uma maneira de voltar sem sair do sofá.
Neste domingo, elegiam-se as duas aldeias ribeirinhas, entre sete.
Eram elas: Aldeia da Luz, Dornes, Furnas, Escaroupim, Sete Cidades, Vilarinho de Negrões e Sta. Clara a Velha.
Foram escolhidas por voto publico, Dornes e Sta. Clara a Velha. Haverão mais seis eliminatórias e na final será eleita a mais bela aldeia de Portugal.
Destas sete, só não conheço Vilarinho de Negrões, apesar de já lá ter andado bem perto, mas já está na lista.
Estou curiosa para saber quais são as próximas 42. Saber se já lá estive ou se fico com vontade de ir.
Como serviço publico que deve ser, talvez a RTP ponha, nem que seja só meia dúzia, a procurar de mapa na mão, aquela aldeia tão perto e que ainda não descobrimos, ou a que fica tão perto daquela cidade onde já fomos tantas vezes. De carro, e até a pé, muitas vezes alguns quilómetros, por estradas de terra batida, que em principio nos parece um castigo mas que nos recompensa e dá vontade de voltar.
Paralelamente, está à venda nos CTT o livro "A viagem que ainda ninguém fez", com texto de Luis Segadães e fotografia de Vasco Pinhol. Só para abrir o apetite! Vamos comprar?

1 comentário:

  1. A título de curiosidade, dia 20 de Agosto, em directo das salinas de Rio Maior, que também estão a concurso.

    ResponderEliminar