quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ainda há pessoas "bonitas"

A Maria C., minha companheira de caminhadas e que faz o favor de ser minha amiga, é uma beirã que veio parar ao ribatejo e que cedo a vida levou para França.
Por lá ficou mais de quarenta anos, mas sempre com vontade firme de voltar para Portugal. Assim que lhe foi possível, tratou de comprar por aqui, terra que a acolheu e que tem como sua, uma casinha e um pedaço de terra para onde vinha sempre que tinha possibilidades.
Agora voltou de vez. E é até emocionante, ver não só o apego que tem pelo que a tanto custo conquistou, como o respeito com que trata todos à sua volta, incluindo animais e plantas. Todos os dias, chova ou faça sol, sozinha ou acompanhada por quem para isso tiver pedalada, lá vai ela, campos fora, sem nunca chegar a casa sem mais uma planta para juntar às "amiguinhas" que já tinha e que trata com um zelo, um cuidado, um respeito e uma sabedoria que me impressionam. Conhece mais plantas daqui, do que eu, aqui nada e criada. Sabe tudo sobre elas e protege-as com um carinho admirável.
Animal que por lá lhe apareça, tem sempre comida e água.
Gosta de conversar com toda a gente e nunca tem pressa.
Com tanta "desfé" nas pessoas como eu tenho tido, sabe-me muito bem ter por perto uma pessoa como a Maria C.


Sem comentários:

Enviar um comentário