quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Mudam-se os tempos..... (e ainda bem)

A FONTE DOS NAMORADOS. (Marmeleira-Rio Maior)
Este painel de azulejos...

... fica mesmo em frente à fonte que representa, quando ela era usada com a finalidade para que foi construída. O abastecimento de água à população e o bebedouro para os animais, naquela época o principal meio de transporte e de trabalho. As fontes eram essenciais para a vida das aldeias.
Ir à fonte, era uma das tarefas das mulheres e ainda me lembro bem de as ver de cântaro à cabeça em cima de uma rodela. A fonte era, alem de útil, um ponto de encontro, um local de convívio. Ao fim do dia eram os homens com mulas, burros e vacas que faziam a algazarra antes de irem para a taberna afogar as agruras da vida em copos de vinho.
Fui a esta fonte com a minha neta mais nova, vi o painel e soube "lê-lo", porque aquela realidade ainda me é familiar. Até no modo de vestir das pessoas representadas. Parece que estou a ver o meu avô materno, lavrador (de meia tijela) , sempre de colete e relógio de bolso mesmo quando andava a
cavar. E a minha avó, de "quarta" à cabeça, vestida da cabeça aos pés mesmo no verão, tão direitinha que me impressionava.
Daqui a cinquenta anos, se a minha neta voltar a esta fonte, este será para ela, apenas mais um painel de azulejos. Lembrar-se-há, quando muito, de que aqui esteve, noutro tempo, com a sua avó materna.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário