terça-feira, 1 de agosto de 2023

Morreu a D. Nazaré

 Nasceu em pleno Ribatejo, em familia abastada, em S. João da Ribeira. De baixa estatura mas coração imenso, deixou em todos os que com ela privaram, uma lição de cidadania inesquecível. Teve uma vida longa e cheia. De anos, de apego à sua terra e de força e resiliência para a divulgar, de sonhos e vontades, e, essencialmente, de obra feita. Tanto haveria a dizer sobre esta mulher e tanto seria tão pouco. Morreu a ultima "senhora" de S. João da Ribeira. Foi a enterrar, em campa rasa, ao som do Fadinho do Ti Januário, magistralmente tocado ao acordeão pelo João Zambujo. As proximas palavras, são do Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira

"IN MEMORIAM

O Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira soube hoje do falecimento da sua Presidente de muito tempo, a D. Nazaré Varela – desaparecimento que sentimos com muita dor.
A nossa querida Nazaré Varela, ilustre filha de São João da Ribeira, pegou no Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira na década de 90, transformou-o, integrou-o na Federação do Folclore Português, tornando-o num dos dignos representantes do folclore ribatejano. Líder inata, preocupada com a preservação da memória da terra que a viu nascer, sonhou com um Museu em São João da Ribeira que fosse o guardião dessas memórias. Nasce assim, através da sua liderança, o Museu Rural e Etnográfico de São João da Ribeira, de que todos nós temos muito orgulho.
Acompanhou o grupo até muito recentemente, orientando-o sempre na feitura dos seus trajes, os últimos ainda este ano. As palavras aqui escritas não chegam para descrever o quão importante esta Senhora era para nós, fica aqui a grata lembrança deste grupo que, pode dizer-se, a sente como uma mãe, e que ela, com toda a certeza, sentia como um filho!
Fica a memória daquela referência que envergava o seu trajo, cópia de um de sua avó, com o maior orgulho, interpretação e sentimento. Fica a memória daquela voz materna que apresentava o Grupo em palco, como só ela sabia fazer.
Ouvimos hoje, como ontem, a sua voz a despedir-se, tendo por trás a doce melodia do seu Fadinho do Ti Januário.
O Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira endereça à família as mais sentidas condolências e um abraço reconfortante nesta hora de despedida.
Nunca com tanta propriedade se pode afirmar: morreu alguém em São João da Ribeira.
Não será esquecida!
Requiescat in pace
O velório realiza-se a partir das 18h de hoje, realizando-se missa de corpo presente às 21 h, na Igreja de São João da Ribeira (segunda-feira). Dia 1 de Agosto (terça-feira), às 9:30h, dá-se a última encomendação, seguindo para o cemitério de São João da Ribeira.
A Direcção"
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Todas a

Sem comentários:

Enviar um comentário