quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Há sete anos...

… foi o nosso presente de Natal. Embora goste de se disfarçar de bruxa, é a menina mais meiga do mundo. É movida pela ternura e temo que, por essa característica, vá penar pela vida fora. É a nossa papoila mais crescida.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Faz hoje cinco anos...

… que veio ocupar o lugar que lhe estava destinado nesta família. É marota, alegre, brincalhona, linda e meiga. É a nossa migalhinha. A nossa pequena Papoila!

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ainda em Gaeiras...

… vale a pena ver o presépio da família Roque, com muitas peças concebidas pelos próprios e uma vasta exposição (e venda) de presépios seus e de outros artesãos. Somos recebidos como amigos, e ainda podemos beber uma ginjinha e comer uma filhós.

Foi curioso, e agradável, encontrar entre tantos, alguns do Sr. José costa Du`arte.
Estes dois e mais alguns, que nós tínhamos visto em fase de execução.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

sábado, 14 de dezembro de 2019

Do "meu" Alentejo

O que a cozinha Alentejana tem em simplicidade de ingredientes, é compensada pela riqueza de sabores e aromas das ervas da planície.
Hoje, a uma simples sopa de legumes, acrescentei Hortelã da Ribeira. Requinte e sofisticação na simplicidade. Era só fechar os olhos e estava no Alentejo.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Apesar dos pesares...

…  a vida  decorre dentro da normalidade possível, e os dias sucedem-se com a rapidez acutilante de quem os vive a correr. E o Natal já está a espreitar. Com crianças em casa nesse dia, é obrigatório alinhar em nataliçes. Como não somos muito adeptos da arvore de natal, pusemos mãos à obra e fizemos este presépio. Tudo feito por nós com o maior carinho. Queremos que daqui a uns anos, as nossas netas recordem os Natais aqui passados com alegria. É essencialmente para elas, este presépio. E para as mães. Também elas sempre gostaram de presépios. Este ano é assim pequenino, mas no próximo será maior, mais completo. Não é isto que faz o Natal. Mas também é isto!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Muita água vai passar por cima daquelas casas

Vi hoje, por acaso, uma reportagem sobre os habitantes de Ribeira de Baixo que vão ver as suas casas engolidas pela barragem do Alto Tâmega. E apesar de não ser de lágrima fácil, chorei com eles. Para cada uma daquelas pessoas, a sua casa não caiu do céu. Uns, emigrantes, trabalharam duramente e pouparam durante anos para cumprir o sonho de ter um teto seu. Outros, sem coragem de sair da sua aldeia, foram ficando e sobrevivendo com dificuldade, construindo devagar a casa que agora vão ver desaparecer para que alguns ganhem milhões. Chocou-me que por serem tão poucos e tão frágeis sejam tão facilmente esmagados. Não perdem apenas as casas. Perdem o seu espaço, as suas arvores, o seu horizonte. E vão embalando o pertences na maior tristeza, como um castigo pesado. Sem pressa. A adiar o adeus.
A vida daquelas pessoas jamais será a mesma.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Vai a Greta salvar o planeta?

Já me tinham alertado que há na RTP um programa ao sábado à noite com apresentação de João Manzarra,,que apesar de muito sentimentaloide vale a pena ver. Chama-se Árvore dos Desejos e um sábado destes, vi. E gostei! Eu, que otimista me confesso, vi com muita satisfação miúdos de tenra idade com uma maturidade, generosidade e bondade, que me emocionou e me fez ter fé no futuro.
É uma pena, que depois na engrenagem da vida, estas e outras qualidades se percam. Mas vamos lá pensar positivo e acreditar que esta malta vai, efetivamente, fazer a diferença.
Ahhhhh! E temos  Greta! E os pais da Greta! E os seguidores da Greta!

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Rosa caída


"……………………...
Já fui a folha esquecida
Que esperava a Primavera
Agora tenho outra vida
Já não sou rosa caída
Voltei a ser o que era!"