quinta-feira, 27 de junho de 2024

Almonda ...

 .... lembra-me sempre Saramago, como se o rio só passasse na Azinhaga. Já tinha lido sobre a nascente e esta semana foi a oportunidade de constatar como o poder do dinheiro é capaz de destruir sem dó nem piedade verdadeiros oásis. Ainda assim, vale a pena ver. Pra crer.

Cada vez que limpar o cu, vou lembrar-me que mais valia limpá-lo a uma pedra. Como a minha avó, quando era pastora. 


sábado, 22 de junho de 2024

A humildade,....

... é, a meu ver, uma das mais bonitas qualidades do ser humano. Mas não é pra ídolos de pés feios com milhões de seguidores nas "redes sociais" e ainda mais milhões nas contas bancárias. É só pra grandes. Os que são grandes sem se esticarem.

Já o lambebotismo, é coisa de quem é pequeno, merdoso, desenxabido. Principalmente, se quem lambe as botas é quem tem faca, queijo, pão e guardanapo, tudo na mão e se fica mudo e quedo com medo dos milhões de seguidores dos ídolos.


quarta-feira, 19 de junho de 2024

Nem sei se isto diz mais sobre ela ou sobre mim...

 Gata Branquinha gosta que eu esteja sempre a falar com ela. Mas  por vezes, falta-me a palheta e fico sem assunto. Resolvi cantar pra ela. Mas a gaja é seletiva. Quando lhe canto o Sabão crá crá dos Mamonas, assim que começo, logo no crá, arremelga o olho (só tem um) e fica logo de orelhas em pé. Mal chego ao cré começa a rosnar e levantar o pêlo. Antes que seja tarde, ainda antes de chegar ao cri, mudo de reportório, não vá ela assanhar-se e arranhar-me toda. Como vingança, sem ela saber, começo logo.. Atirei o pau à ga ta ta......

E ela adora! Nha rica gata!

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Que raça?

 Durante o Estado Novo, o 10 de Junho, dia da morte de Camões, era o dia da Raça. Da raça portuguesa. Sim, que isto de ser uma migalha de país, não nos impedia de sermos uma raça. Uma raça que fez de outras raças escravos, se apoderou dos seus territórios. Uma raça que humilhou, espezinhou, espoliou, violou, usou outras raças. Uma raça que me envergonha. Espero e desejo, que nunca mais o 10 de Junho volte a ser o dia da raça. Que seja sempre um dia em que se comemora Portugal, não como uma raça, mas como um povo que se orgulhe de sair e deixar estar. Que vá, se quiser, e receba quem vier. Com respeito e humildade. Sempre. Pelos que vão e os chegam.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

E por aqui....

 .... continua muito ranho e algumas lágrimas, mas acima de tudo, uma barriga toda dorida de tanta tosse. Desta vez bateu muito forte!