Gosto de ver as minhas filhas a exercer com tanto zelo o papel de mães. Cada uma a fazer de tudo pra ser a melhor das mães. E são. Porque todas as mães que fazem o melhor que podem estão sempre a ser as melhores. Perfeitas na complexa imperfeição que é ser mãe. Ainda hoje, dou por mim a dizer aquelas frases inúteis " quando chegares diz", " estás bem? " e mais umas quantas a que elas não ligam nenhuma, obviamente. E nem elas sabem que todos os dias fico doidinha para as lembrar "lava os dentes", "põe protetor", "come fruta, "comeste bem?". É que elas ainda não sabem que a maternidade não se extingue com a maturidade dos filhos. Nem sabem que o que mais me apetece dizer-lhes é "deixa-me ser tua mãe!"
quarta-feira, 19 de julho de 2023
terça-feira, 18 de julho de 2023
Cultura Popular
Interrompido durante a pandemia, este ano o Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira, retomou o seu já "velhinho" festival de folclore. Porque cada grupo (ou rancho, habitualmente chamado), é um museu. Cada traje, cada adereço, cada dança, cada musica, são cultura. Cultura popular. Tão importante como a erudita. Este ano, participaram, o Grupo Folclórico de Lanheses-Viana do Castelo (Alto Minho), o Rancho Folclórico de Canelas-Vila Nova de Gaia (Douro Litoral), o Rancho Folclórido de Barreira-Leiria (Alta Estremadura), para alem do grupo anfitrião. Não é fácil manter tradições. Os mais velhos vão morrendo e os mais novos nem sempre estão "disponíveis". Mas em S. João, aldeia ribatejana, ainda há um bom punhado de gente valente, resiliente e com um verdadeiro sentido cívico.
terça-feira, 11 de julho de 2023
domingo, 9 de julho de 2023
quarta-feira, 5 de julho de 2023
Ir ou voltar?
Desde a pandemia que sinto que as minhas prioridades mudaram um pouco. Ou talvez não seja bem assim mas vai dar ao mesmo. Danadinha que eu sempre fui para ir, começo a achar que o melhor de partir é chegar. Talvez seja só hoje, e amanhã já não seja bem assim.